Quinta-feira, 29 de Maio de 2008

Ruinas da Linha do Corgo, Vilela do Tâmega, Chaves.

 

 

Para certas pessoas, nós os bloguistas somos muito inconvenientes, mas como diz o espanhol-" lo siento mucho-", e mais, somos uns "cuscos do caraças", nada nos escapa, eu Humberto Serra que o diga, vão ter que levar comigo, tão cedo não se livram de mim.

Todo o palavreado no anterior parágrafo vem a propósito do fecho da Linha do Corgo em Janeiro de 1990, foi uma espécie de "negócio de compadres" entre o então Primeiro-Ministro, que hoje é o Impiedoso Czar Anibalev Kavakevitch* e a  cambada de bananas/inoperantes que eram os então autarcas dos municípios que a Linha do Corgo atravessava. Quase vinte (20)anos depois da histórica borrada, o resultado é este, recomenda-se uma visita às ruinas.

 

* O Impiedoso Czar Anibalev Kavakevitch, é actualmente o Imperador da República do Kavaquistão Al-Garb & Ilhas.

publicado por hpserra às 17:42
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Paulo J. Mendes a 29 de Maio de 2008 às 19:18
...E com a agravante de que passado todo este tempo não se aprendeu nada com este erro: Aí está a ameaça sobre o que resta da linha do Tua para o provar!


De Sexto Sentido a 29 de Maio de 2008 às 22:33
Onde pára a tão falada, propagandeada ciclovia.... Ouvi dizer que fica pelo caminho!!!
Da Fonte Nova até Curalha , o lugar da linha já foi usurpado ou destruído...


De Jorge Sarmento a 1 de Junho de 2008 às 22:31
Está aqui patente a m... dos políticos que temos, antevejam á distância de 20 anos o que vai acontecer á linha do Tua a Mirandela, porque de Mirandela para cima infelizmente já está pior do que esta. Vejamos a célebre ponte do Romeu. Ainda não roubaram a estrutura porque fica muito alta pois os carris esses já foram.
Se alguma autarquia pretender recuperar uma estação é um problema para negociar com a CP mas as silvas e o mato comprar essas obras barato.


De Carlos Alves a 1 de Junho de 2008 às 23:59
Interessante o artigo sobre este tema de Manuel Tão no Expresso deste fim de semana(31 de Maio), caderno de Economia.
Cito:" ...a dependencia energética externa do sector dos transportes tem vindo a agravar-se, num imprevisível quadro de carestia dos combustíveis. Mas a evolução tecnológica entretanto ocorrida resultou no aparecimento de veículos ferroviários ligeiros desconhecidos por completo no país, todavia comuns na Alemanha ou em França , onde a reabertura de linhas se tornou um evento vulgar."
E termina por perguntar se não seria de reavaliar as propostas de conversão em ciclopistas, dada a liberalização do sector ferroviário, sendo este o momento para imitar o exemplo europeu e lutar pela reabertura das linhas.
O centro logístico e a eurocidade Chaves-Verin são argumentos que os flavienses de fora e de dentro não podem desperdiçar.


De vale-de-anta a 2 de Junho de 2008 às 22:30
Eu fiz milhares de quilómetros por esta linha. Quando soube que a linha ia ser encerrada fiquei desolado porque só quem andou por esta linha sabe a beleza que ela oferecia! É de loucos fechar um atractivo turístico como este...Só mesmo nós portugueses para fazermos uma barbaridade destas...Se fosse com os espanhóis isto não acontecia pois eles sabem aproveitar tudo o que têm, já nós...


De Luana a 4 de Junho de 2009 às 17:26
Ô nome enteiro de você seria CARLOS ALBERTO DE SOUSA ALVES? Ando a procura dessa pessoa, é a razao da minha pregunta!

Obrigado pela a resposta luaninha95@hotmail.fr


De Luis Goncalves a 23 de Junho de 2008 às 15:34
Conheço bem esta linha em toda a sua extensão, atraves das viagens de verão que me levavam a ver a minha familia em Canedo. Conheci as vaporosas....e as diesel.....Grandes e belas paisagens ! Foi um crime o que MUITOS de maos dadas fizeram a estas linhas regionais nos anos 90. Mas a passividade de muitas gentes também não foi bonita. Mais do que ser aproveitada para o Turismo, esta linha deveria ser reconstruida - claro -, em novo traçado a eleger, rectificado e com novas e boas composições: COMBOIOS DE PASSGEIROS E MERCADORIAS ! É isto que TRAZ desenvolvimento regional ! NEM sequer são as autoestradas que nascem pela via do exagero como cogumelos no pais de 700Km x 250 km we que se diz querer ter uma economia moderna e "SUSTENTADA". Sustentada com tanto carro, tanto camião, tanta autoestrada e rodovias ?! Por acaso este pais perece querer igniorar o que é obvio e VOLTA com força: a FERROVIA. Não é o TGV de que falamos.....mas duma boa, moderna e alargada ferrovia sobretudo regional. QUANDO se começa a lançar esta discussao no povo da TRAS-MONTES ? Chaves e concelhos vizinhos te~m MUITO a ganhar.
Anteriormente deixei uns posts no BLOG de CHAVES:

http://chaves.blogs.sapo.pt/278517.html

até umm destes dias

LG


Comentar post

.Localização de visitantes


Visitor Map
Create your own visitor map!

.mais sobre mim

.pesquisar

 
blog-logo

.posts recentes

. Quo vádis Aquae Flavie? R...

. Rua 1º de Dezembro, Chave...

. Feira dos Santos 2011, Ch...

. Escola Secundária Dr. Júl...

. Jardim Publico, Chaves.

. Rua de Santo António, Cha...

. I Encontro Fotográfico Tr...

. Pastelaría Biquinho Doce,...

. FELIZ NATAL, FELIZ NATAL,...

. Outono/Inverno, Chaves.

.arquivos

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

.links

.contador de visitas, desde fev.2007.

blogger traffic
Rent an SUV

.voyeurs on line

online

.Tempo em Sintra

Weather Forecast | Weather Maps
blogs SAPO

.subscrever feeds